As unidades de terapia intensiva são consideradas áreas críticas de um hospital, pois oferecem risco para infecções. O ambiente destas unidades representa um potencial reservatório de micro-organismos patogênicos, os quais podem ser de alto risco para pacientes. Diante desta realidade, a ScavMedical reconhece a importância da prevenção de contaminações dos produtos médico hospitalares e instalou uma sala limpa de 200m², a fim de assegurar um ambiente de produção livre de contaminação externa. Leia este artigo até o fim e entenda o que é sala limpa e qual a sua importância no desenvolvimento dos produtos médicos hospitalares.

O que é sala limpa?

As salas limpas também conhecidas como clean rooms, são projetadas para manter um ambiente controlado, ou seja, elas são criadas para manter os níveis de contaminação abaixo dos parâmetros considerados normais. Para que esse controle aconteça, geralmente são instaladas isoladamente das outras áreas da indústria e são mantidos e medidos os níveis de umidade, temperatura, pressão, além de possuir um sistema de filtragem do ar altamente eficiente, que remove as partículas em suspensão e mantém a pressão do ar controlada, evitando a entrada de ar contaminado, garantindo que não interfiram nem alterem a composição química dos produtos.

Vale ressaltar que existem vários tipos de sala limpa e o escolhido depende da atividade a ser realizada e do nível de limpeza necessário para garantir a qualidade e segurança do produto final. O custo de uma sala limpa é muito alto devido exatamente a suas características em relação à esterilidade e isolamento, mas em certas áreas, como a da saúde, é necessário levar a cabo este investimento, pois são necessários meios totalmente assépticos para garantir uma fabricação de qualidade dos produtos médicos hospitalares.

Qual a importância da Sala Limpa para o desenvolvimento de produtos médicos hospitalares?

As salas limpas garantem que pequenas partículas não interfiram no processo de fabricação dos produtos, pois este é um ambiente onde o nível de contaminação é controlado, garantindo a qualidade e segurança dos produtos médico hospitalares e prevenindo a contaminação por micro-organismos e outras impurezas.

Para que isso ocorra listamos três tópicos que seguimos rigorosamente e consideramos indispensáveis aqui na ScavMedical:

  • Controle sobre o ar: O ar deve ser estéril, sendo renovado várias vezes por hora retendo todo tipo de partículas em suspensão, inclusive de agentes patogênicos.
  • Pressão deve ser superior a exterior: Devido a um sistema de eclusas, quando as portas se abrem, a diferença de pressão faz com que o ar de seu interior possa sair, mas não entrar, garantindo assim que os parâmetros de limpeza permaneçam estáveis.
  • Limpeza: Além do protocolo de limpeza da sala, os usuários do local também devem cumprir com normas estritas de higiene. É necessário utilizar roupas especiais que evitem a aderência de qualquer substância ou elemento que possa contaminar o meio de trabalho.

Separamos algumas imagens da sala limpa da ScavMedical, desta forma vocês podem conhecer uma pequena parcela do processo de produção dos nossos produtos médico hospitalares.