Uma das maiores preocupações das autoridades sanitárias, gestores de hospitais e trabalhadores de saúde é a importância do controle das infecções hospitalares.

Sabemos que a infecção hospitalar pode se manifestar durante a internação ou após a alta do paciente. Devido à sua gravidade, ela causa um aumento do tempo de internação do paciente nos hospitais, levando alguns casos a morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.

Diante deste cenário, a ScavMedical reconhece a importância da esterilização no combate aos agentes causadores das infecções hospitalares e sabe que todo esse processo deve ser levado de forma criteriosa e com seriedade, conforme determina a Lei 9.431/1.997 do Programa de Controle de Infecção. Por este motivo queremos abordar neste artigo a importância da esterilização dos produtos médicos hospitalares e o porquê a ScavMedical esteriliza todos os seus produtos, inclusive os que não são exigidos pela ANVISA.

O que é esterilização?

A esterilização é o ato ou efeito de tornar estéril, isto é: impedir a reprodução. Esta é uma prática que envolve a utilização de métodos rigorosos para eliminar todas as formas de vida microbiana (vírus, bactérias, esporos, fungos, protozoários e helmintos).

Tendo como objetivo gerar a incapacidade de reprodução  de todos os organismos presentes no material que foi esterilizado e causar a morte microbiana até que a probabilidade de sobrevivência do agente contaminante seja menor que 1:1.000.000 (que é quando um objeto pode então ser considerado estéril), o processo de esterilização pode ser feito através de várias técnicas, e a ANVISA as classifica em três métodos, sendo que,  para cada tipo de material existe um método adequado:

  • métodos físicos
  • métodos químicos
  • métodos físico-químicos.

Os produtos médico hospitalares da ScavMedical, passam pelo método físico-químico, nele é utilizado o óxido de etileno. Continue a leitura do artigo para saber mais.

Qual a importância da esterilização dos produtos médicos hospitalares?

Sabemos que o ambiente hospitalar é propício à presença de inúmeros patógenos que necessitam ser combatidos permanentemente. Com o principal objetivo de garantir a segurança e a qualidade dos serviços de saúde, eliminar ou reduzir drasticamente a presença de microrganismos patogênicos prevenindo a transmissão de doenças e infecções entre pacientes, profissionais de saúde e visitantes, a esterilização dos produtos médicos médicos hospitalares é um dos mais importantes aliados no combate às infecções.

Conheça o processo de esterilização dos produtos médicos hospitalares da ScavMedical em parceria com a Horizont.

Todos os produtos fabricados pela ScavMedical, inclusive os que não são exigidos pela ANVISA,  passam por um processo de esterilização que é realizado na Horizont, empresa que atua no segmento de esterilização à ETO (Óxido de Etileno) de materiais médico-hospitalares desde 1993. Foi pioneira na utilização de ETO 90% e ETO puro. Hoje é líder de mercado em volume de esterilização.

O óxido de etileno é um gás a temperatura ambiente, incolor e com odor adocicado. É inflamável e explosivo e a sua combustão incompleta libera monóxido de carbono. É bastante utilizado para a esterilização de materiais termossensíveis e é indicado principalmente para uso hospitalar por não ser corrosivo. Tem um alto poder de penetração e pode ser usado em produtos ainda em suas embalagens primárias e secundárias.

Conheça algumas vantagens do gás ETO segundo a Horizont, empresa responsável pela esterilização dos nossos produtos médicos hospitalares:

  1. Esterilização de materiais termossensíveis: a esterilização a ETO é usada para  materiais sensíveis a altas temperaturas, como plástico, borracha, tecidos, entre outros.
  2. Redução de infecção hospitalar
  3. Penetração e distribuição: alta capacidade de penetração o que possibilita uma boa distribuição em toda a superfície do material.
  4. Baixo risco de corrosão: ao contrário de outros métodos de esterilização, o ETO não causa corrosão em equipamentos médicos.
  5. Tempo de esterilização: o processo de esterilização a óxido de etileno é rápido, permitindo processar grandes quantidades de materiais em um curto período de tempo.
  6. Armazenamento: os materiais esterilizados com ETO podem ser armazenados por um longo período sem perder a esterilidade, desde que mantidos em embalagens adequadas

Ficamos orgulhosos em oferecer aos nossos clientes produtos médicos hospitalares com altíssima qualidade. Nossa principal missão é contribuir cada vez mais com a qualidade e segurança dos serviços da área da saúde.