Raphael Scavone, proprietário e fundador da ScavMedical deu uma entrevista nesta terça-feira, 25 de Junho para a rádio Jovem Pan. A sua participação aconteceu no programa Falando de Negócios com Danilo Magri, diretor da Logmed. (https://www.youtube.com/watch?v=jJrq1D2Nis8)

O bate-papo iniciou com Raphael contanto sobre a sua trajetória profissional até a fundação da ScavMedical e esses 4 anos da empresa enfrentado grandes desafios para romper a barreira da indústria nacional no mercado da saúde, além dos desafio da infraestrutura nacional para uma indústria que desenvolve 100% dos seus produtos em território nacional, importando somente a matéria prima e transformando tudo em produto até chegar ao cliente final.

Para aqueles que buscam grandes desafios, Danilo Magri guiou a conversa para para uma breve análise no mercado da saúde que segundo Raphael Scavone, este é um mercado maduro, bem definido, repleto de margens para novos negócios, porém cheio de desafios como por exemplo o incentivo na área da saúde em território nacional. Porém, esses não são motivos suficientes para estagnar o empresário que acredita piamente no seu modelo de negócio e enxerga-o futuramente como pioneiro no mercado de saúde que já existe há muito tempo, levando em consideração que a Europa inteira e alguns países da América Latina utilizam circuitos respiratórios 100% descartáveis, enquanto no Brasil essa quantidade gira em torno de 15% do mercado com produto descartável.

Na entrevista foi abordado um assunto que é pauta quente no mundo dos negócios: a famosa guerra de preços entre Brasil e China, levantando alguns pontos bem relevantes para este bate-papo, Raphael Scavone acredita que mesmo parecendo infinita esta competição por preço “o nosso principal concorrente não é o preço do produto e sim o negócio como um todo”. É necessário levar em consideração diversos pontos como o custo financeiro alto que é gerado para importação, enquanto diante de um negócio nacional:

Você tem as vantagens de ter uma entrega muito mais dinâmica, conseguir equalizar a sua produção versus o que o mercado necessita, você tem um fluxo de recebimento muito favorável ao vendedor, o distribuidor está ao lado, também quem está comercializando o produto. Então eu digo que não é preço de produção do produto e sim, você tem que encarar como o negócio como um todo, os valores cadeia toda”.

Com o olhar voltado para a análise do negócio como um todo, durante o bate-papo, Danilo Magri e Raphael Scavone conversaram um pouco sobre a importância da qualidade do produto e a necessidade de comprovar a capacidade e qualidade da indústria nacional. Sendo esse um dos principais motivos do investimento da ScavMedical em realizar parcerias com universidades conceituadas aqui no brasil, com o objetivo de desenvolver pesquisas significativas, tornando assim, um diferencial de futuro e uma estratégia de negócio voltada a curto, médio e longo prazo, pois segundo empresário:

“com a China sempre você vai ter problemas e sempre é variável o preço. Quando você agrega valor e traz inovação, você acaba se distanciando um pouco dessa competitividade”.

Aqui fica nítida a importância do investimento do Brasil na educação. É preciso desengavetar projetos fantásticos que cientistas estão desenvolvendo, mas por falta incentivo ficam arquivados. Uma indústria não funciona isolada, é necessário infraestrutura, desde produção de equipamentos, matéria prima disponível e criação de novos projetos.

Para finalizar a entrevista no Falando de Negócios, Raphael Scavone conta sobre o futuro da ScavMedical. A principal ideia do empresário com as conquistas das patentes mundiais, é investir na exportação dos seus produtos principalmente para países onde a competitividade pelo preço não é tão acirrada e o foco está voltado para a qualidade no atual cenário da saúde hospitalar. Para conferir a entrevista na íntegra, acesse agora mesmo: https://www.youtube.com/watch?v=jJrq1D2Nis8